Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Sobre a Unisinos

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é mantida pela Associação Antônio Vieira, denominação civil da Província dos Jesuítas do Brasil Meridional, da Companhia de Jesus, a ordem dos jesuítas fundada por Santo Inácio de Loyola. Entre as maiores universidades do Brasil, concentra no campus de São Leopoldo (RS) cerca de 30 mil estudantes em cursos de graduação, pós-graduação e extensão. Também integra uma rede de 200 instituições de ensino superior jesuítas, com 2,2 milhões de alunos no mundo todo.

Como universidade jesuíta, o projeto institucional da Unisinos está alicerçado nos princípios da pedagogia inaciana, em que a pesquisa e o ensino visam beneficiar o ser humano, em todas as suas dimensões, e a promover a justiça. Aos 37 anos, a Universidade preza sua capacidade de ser inovadora. Com métodos atuais e emprego de novas tecnologias, está atenta ao mundo contemporâneo e à transformação sem, no entanto, abrir mão de seus valores originais. O quadro de pessoal é formado por mais de 900 professores (dos quais 86% são mestres, doutores e pós-doutores, porcentagem superior à média nacional), além de aproximadamente 900 funcionários. A Unisinos já diplomou cerca de 55 mil estudantes, cuja formação espelha as grandes opções estratégicas da instituição: transdisciplinaridade, educação por toda a vida e desenvolvimento regional.

O ensino e a pesquisa em História são tradicionalmente importantes para os jesuítas e para a Unisinos. O curso de graduação em História da Unisinos, criado antes mesmo da fundação da Universidade, é um dos mais antigos do sul do Brasil e completa, em 2007, 43 anos de existência. O Programa de Pós-graduação em História é, por sua vez, o pioneiro dos 16 programas de mestrado/doutorado da Unisinos e completa seus 20 anos em 2007, tendo já titulado neste período 146 mestres e 18 doutores. O PPG História da Unisinos tem atuado no cenário nacional da pesquisa em história a partir da valorização tanto da posição geográfica da universidade à qual se vincula - com a proximidade com o universo acadêmico e científico da região platina – quanto de temas de pesquisa de vocação transnacional como “fronteira”, “imigração”, “circulação de idéias”, “religiosidade” ou “populações indígenas”.

Além da estrutura ofertada a toda comunidade universitária, como a moderna biblioteca com cerca de 470 mil títulos, o Programa oferece aos seus pós-graduandos e pesquisadores o acesso direto a extensos acervos sob a guarda da UNISINOS, como aqueles formados pelas bibliotecas dos antigos colégios jesuítas do sul do Brasil e pelos conjuntos documentais relacionados à presença jesuíta na América Latina e a diferentes temas/áreas de conhecimento como arqueologia, religiosidade, educação, idéias políticas e filosofia, que ocupam todo o 6º e parte do 3º andar da Biblioteca Central (aproximadamente 200 mil títulos). Além disto, pesquisadores e estudantes têm a possibilidade de consultar os acervos sobre imigração e etnicidade no sul do Brasil (aprox. 15 mil títulos) e o raríssimo acervo de arqueologia e história do Instituto Anchietano de Pesquisas (aprox. 12 mil títulos), situado no prédio histórico do colégio Conceição, antiga sede da Unisinos, no centro de São Leopoldo.

Informações complementares podem ser acessadas pelo site http://www.unisinos.br/ppg/historia

Galerias de fotos do Arquivo Unisinos publicadas pelo Jornal da Universidade

  • Fotos do Campus
  • Fotos da Antiga Sede
  • Fotos do Vestibular de Inverno

  • ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

    Patrocínio
    UFRGS UPF CNPq
    CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

    Apoio
    PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
    IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

    Outros apoiadores
    • FAPA
    • Centro Universitário Feevale
     
    layout layout
    Dype Soluções