Sobre São Leopoldo
Clique aqui e veja a previsão do tempo atual para São Leopoldo
São Leopoldo está situada a 34 km de distância de Porto Alegre, cidade à qual está ligada por uma via expressa, por várias linhas de ônibus interurbanos e por um moderno sistema de metrô. A cidade, centro comercial e industrial regional, é o berço da imigração alemã no sul do Brasil e sede da maior instituição universitária católica de orientação jesuítica do país.
Fundada na área da antiga Feitoria do Linho Cânhamo (1788) que proveu, com trabalho escravo, cordas e amarras para a Armada Real, a cidade foi em 1824 o ponto de desembarque e povoamento para a primeira leva de imigrantes originários dos estados alemães.
São Leopoldo está a menos de uma hora de automóvel da principal região turística do Rio Grande do Sul, composta por cidades como Nova Petrópolis (64km), Gramado (84km) ou Canela (91km), ligadas à cidade pela Rota Romântica, uma das mais belas estradas turísticas do país e que atravessa, em plena Serra Gaúcha, o centro da áreas ocupadas pelos imigrantes alemães no século XIX. Da sede dos trabalhos do Simpósio, na UNISINOS, pode-se facilmente subir a Serra no final da manhã, almoçar em um restaurante típico alemão em Morro Reuter (30 km) ou Nova Petrópolis, passear e fazer compras em Gramado e tomar um tradicional "café colonial" em Canela, antes de retornar a São Leopoldo no início da noite.
Os participantes do Simpósio poderão também contratar junto às agências de turismo pacotes de alguns dias na Serra, visitar a região dos Vinhedos, situada na região de imigração italiana do Rio Grande do Sul, ou dar uma esticada à região dos canyons e conhecer o Itaimbézinho, no Parque Nacional dos Aparados da Serra. Como estaremos em plena alta estação de inverno, sugerimos que os visitantes reservem estes passeios com antecedência.
http://www.rotaromantica.com.br/
|