Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Cultura e Cidade: experiências, memórias, e identidades

Proponentes:
Claudia Musa Fay (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul),
Maria Izilda Santos de Matos (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da Universid)

Descrição:
Entre as transformações da contemporaneidade, destaca-se a denominada questão urbana, que tem levado pesquisadores a se debruçar sobre os estudos das cidades.
Buscando perceber que a cidade como um elemento constitutivo da trama cultural e histórica, de seus fluxos e de sua dinâmica em permanente ação, interação, transformação e reconstrução.
Os estudos das cidades vêm acompanhando as significativas mudanças urbanas, sendo a problemática da cidade delineada como questão – a chamada questão urbana –, podendo-se perceber nas cidades muitas tensões que emergem vivenciadas de forma fragmentada e diversificada por seus habitantes, o que contrasta com as representações nos estudos urbanos, nos quais a cidade apresenta-se como unidade. As tensões urbanas vão surgindo como representações do espaço: suporte de memórias diferentes, contrastadas, múltiplas, convergentes ou não, mas que delineiam cenários em constante movimento em que esquecimentos e lacunas constroem redes simbólicas de formas diferenciadas, em meio às tensões historicamente verificáveis.
As cidades constituem-se em territórios que condicionam múltiplas experiências pessoais e coletivas. Sob a cidade fisicamente tangível, descortinam-se cidades análogas invisíveis (Calvino, 1991), tecidos de memórias do passado, de impressões recolhidas ao longo das experiências urbanas (Rama, 1985).
As cidades podem ser vistas também como espaço que em diferentes tempos foram se constituindo como escolhas coletivas. Nesse processo, a cidade aparece como construção problemática de algo a ser decifrada, contendo uma multiplicidade de histórias e memória.
Esse simpósio busca articular pesquisadores, sob a perspectiva da história cultural, que tenham temáticas convergentes com as questões da cidade, memória, experiência e identidade em diferentes regiões do país.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções