Agência oficial do evento
|
Simpósios Temáticos |
Voltar |
Título: População, família e migração: os desafios da multidisciplinaridade |
Proponentes: Ana Silvia Volpi Scott (UNISINOS), Carlos de Almeida Prado Bacellar (USP) |
Descrição: Os temas propostos para este simpósio – população, família e migração – têm em comum uma característica marcante: recebem a atenção e o interesse de especialistas das mais diferentes áreas, especialmente os historiadores, os antropólogos, os sociólogos, os economistas, os demógrafos. Enfim, constituem temas multidisciplinares por excelência. Esta proposta vem, portanto, responder a um desafio lançado pelos organizadores do XXIV Simpósio Nacional de História, de discutir História e Multidisciplinaridade.
No Brasil, os processos migratórios, a mobilidade da população, a heterogeneidade étnica e social, as variadas concepções de família que caracterizaram as diversas matrizes culturais que conformaram a sociedade brasileira, desde o período colonial, colocam questões que devem ser tratadas pelos diferentes especialistas, mediante instrumentais teórico-metodológicos específicos.
As contribuições específicas dos historiadores, especialmente nas últimas duas décadas, têm gerado uma produção ampla e de qualidade, sobretudo a partir de dissertações e teses apresentadas nos diversos programas de Pós-Graduação em História espalhados pelo país.
Os avanços significativos que têm vindo a público abordam temas variados como a imigração, as sociabilidades, o grupo doméstico, a dinâmica de formação e dissolução do domicílio, o ciclo de vida, a demografia, as estratégias relativas ao patrimônio, a mulher, a criança, o idoso e a família escrava. Tais temas indicam as potenciais linhas de investigação que se desdobram a partir da história da família e da população.
A grande questão que é o mote deste simpósio temático é estabelecer uma geografia da produção dos estudos na área da história da família e da população, levando em consideração o peso da variável migração, e até que ponto ela interfere na reprodução biológica e social dos diversos grupos sociais e étnicos que compõem a sociedade brasileira.
O binômio “População e Família” sempre esteve, ao longo da nossa história, vinculado aos movimentos migratórios, compulsórios, dirigidos, e/ou espontâneos, que caracterizaram o processo de ocupação do território. Desde o período colonial até a época contemporânea a história brasileira está marcada pela mobilidade de sua população. É intenção deste simpósio receber contribuições que mostrem a diversidade das experiências das várias componentes populacionais (livres e escravos, brancos e não-brancos, homens e mulheres, ricos e pobres) ao longo dos séculos.
Desta forma, serão bem-vindos os trabalhos que abordem temas relativos à população, família e migração, e que se valham da utilização de fontes e metodologias variadas, e que sublinhem as múltiplas perspectivas de análise dos temas privilegiados.
|
|
|
|