Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História & Teatro

Proponentes:
Kátia Rodrigues Paranhos (Universidade Federal de Uberlândia),
Vera Regina Martins Collaço (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Descrição:
Entendemos o teatro como um discurso que, como um ato comunicativo, utiliza códigos - verbais, gestuais, visuais, auditivos, culturais, estéticos etc. – que possibilitam a percepção visual do mundo e a construção de um imaginário social, pois comunicam uma mensagem a seus receptores. Assim, com os procedimentos metodológicos da história cultural, torna-se possível perceber o teatro como um espaço privilegiado para captar, em diferentes momentos históricos, as articulações e as negociações de idéias e imagens. O teatro, portanto, caracteriza-se como um espaço plural de signos, apontando para a multiplicidade das tramas e das narrativas sociais.
A re-escrita do teatro é um processo constante, tanto pela transformação do objeto – os discursos teatrais -, como pelas transformações dos códigos dos discursos críticos e os deslocamentos de interesses ideológicos e estéticos dos sujeitos sociais que escrevem a história. Acreditamos, também, relevante perceber diferentes categorias de discursos teatrais, indo além do dominante discurso teatral hegemônico, ou seja, voltar o olhar para discursos teatrais marginais, para os discursos teatrais deslocados, bem como, para os discursos teatrais subjugados. Preocupação que diz respeito à problemática das inclusões e exclusões, seja na seleção do corpo textual, ou mesmo espacial, ultrapassando a contínua exclusão do que é produzido fora do eixo das grandes metrópoles.
Consideramos, portanto, o fenômeno teatral em toda a sua amplitude, procurando convergir teoria e prática teatral, – o processo de criação em si mesmo, a interpretação e formação dos atores, o trabalho e formação do diretor, os ensaios, os cadernos de criação, as experiências dos grupos teatrais etc – levando em consideração as várias escolas de pensamento que fundamentam as diversas práticas teatrais. Ainda não muito explorado por nossa historiografia, mas de fundamental importância, é a questão da recepção do espectador, a relação espetáculo-espectador, ou seja, a prática “espectatorial”. Podemos destacar ainda como significantes objetos de estudos os teatros, espaço físico/cênico, onde as obras são apresentadas, os novos textos cênicos, bem como, as escolas formativas do agente teatral – ator, diretor, cenógrafo, entre outros.
Significa, portanto, eleger também outros textos; não apenas os fundadores, legitimados dentro de uma tradição cultural, e ainda tentar compreender como se deu o silenciamento dos textos não coincidentes ou não aceitáveis por essa tradição. Tudo nos leva a questionar tanto o corpus do discurso crítico como o dos discursos teatrais.
Vale recordar, mesmo que rapidamente, que Denis Guénoun (A exibição das palavras: uma idéia (política do teatro). Rio de Janeiro: Teatro do Pequeno Gesto, 2003) vai destacar o caráter multifacetado do teatro em suas articulações e possibilidades, levando em consideração para uma análise mais aprofundada, tanto o público como a arquitetura teatral, o autor e o ator. Da mesma forma, Roger Chartier (Do palco à página. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2002) evidencia outro aspecto extremamente importante para o trabalho historiográfico, a “negociação” entre o teatro e o mundo social, ou seja, a “materialidade do texto” deve ser entendida como uma operação que inclui a produção do próprio texto (o discurso, a época), o lugar de produção e sua transmissão.
As pesquisas com objetos artísticos e com as mais diversas representações podem, ainda, ser justificadas e compreendidas quando se percebe, nas últimas décadas, um crescente interesse dos historiadores pelas temáticas culturais. É fazendo eco a essa produção historiográfica, que se está pensando o interdisciplinar, refletindo a inserção dos novos objetos na pesquisa histórica e, ainda, a ampliação dos campos da cultura e das representações.
Por tudo isso, o simpósio que propomos, ao privilegiar o binômio História & Teatro se abre como um imenso campo destinado a acolher contribuições as mais diversas que nos permitam enriquecer o repertório de procedimentos do historiador.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções