Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Diferenças e desigualdades sociais

Proponentes:
Eduardo Scheidt (Universidade Severino Sombra / Universidade Gama Filho),
Marilene Rosa Nogueira da Silva (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Descrição:
Objetivos:
- Analisar as complexas relações entre as diferenças sociais, as criações de hierarquizações sociais e a questão das desigualdades delas decorrentes.
- Discutir a dimensão política das diferenças e desigualdades sociais observadas primordialmente nos níveis das relações econômicas, sócio-políticas e culturais.
- Debater o aparecimento de fenômenos que tangenciam as estruturas das relações sociais, tais como: hibridação, mestiçagem, culturas fronteiriças; bem como os processos de pertença, de solidariedade, de integração, de vulnerabilidade, de desvinculação e marginalização social.
- Estudar os diferentes tipos de subjetividades criadas a partir da construção das identidades subalternizadas e estigmatizadas.
- Ajuizar a questão da dimensão econômico-social das diferenças e desigualdades sociais no processo de elaboração dos sistemas de punição, suas práticas penais específicas.
- Avaliar os discursos e práticas sobre a subalternidade, o gênero, a “cor” em múltiplos espaços e temporalidades.
- Identificar as desigualdades e diferenças no pensamento político e social nas produções bibliográficas e historiográficas de intelectuais, historiadores e políticos.
- Analisar as condições de vida e trabalho de mulheres/homens, de brancos/negros e de populações étnicas no Brasil.
- Comparar os resultados sobre estas temáticas em diferentes espacialidades e temporalidades diversas, verificando semelhanças e diferenciações nas taxionomias do social.
- Dar visibilidade à produção científicas de Laboratórios, de Programas de Pós-Graduação e de pesquisadores, procurando criar entre eles trocas e articulações entre esses
- Consolidar o Grupo de Trabalho sobre Diferenças e Desigualdades (GTDD)

Relevância Acadêmica:
Percebemos que muitas das características individuais dos seres humanos são utilizadas para a construção das diferenciações sociais, todavia, constatamos que várias delas são escolhidas arbitrariamente como traços diacríticos das hierarquizações sociais. Entre essas diferenciações, ressalta, em especial, as de classe e status, de gênero, de geração, de ocupação no mercado de trabalho, assim como as étnicas e a raciais, as lingüísticas, as regionais e nacionais, entre outras,que não apenas distinguem, mas hierarquizam, subordinam, opõem e excluem pessoas, influenciando seus comportamentos e direcionando suas vidas. Entendemos que as taxionomias não são neutras, encontrando-se na relação saber-poder em suas decorrentes construções de subjetividades.
Que relações e implicações escondem-se por trás de cada um destes pontos de vista: a irredutível igualdade humana e a incontornável diferença dos seres humanos e dos grupos sociais que constituem a humanidade? Este Simpósio está eticamente voltado ao respeito às diferenças, contanto que isso não implique a eliminação do direito à igualdade, ou seja, a prerrogativa das pessoas serem tratadas como iguais em todas as esferas institucionais, que afetam suas oportunidades de vida e trabalho, influindo no acesso aos bens e aos serviços sociais. Portanto, encontra-se aí uma plataforma ética sobre a qual nossas pesquisas e a nossa intervenção social assenta-se: a teoria crítica sobre as desigualdades para lutar pela eqüidade dos direitos humanos.
Outra relevância do Simpósio Temático é que ele dará visibilidade a laboratórios e grupos de estudo que já existem, envolvendo professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Gama Filho, Universidade Severino Sombra. Estes grupos são o LEDDES (Laboratório de Estudos das Diferenças e Desigualdades Sociais – sediado na UERJ), LEHP (Laboratório de Estudos de História Política – sediado na Universidade Severino Sombra de Vassouras) e o TEMPO (Laboratório do Tempo Presente), sediado na UFRJ.
Para além da existência de um grupo consistente já constituído, o Seminário Temático proposto mostra-se aberto a outros pesquisadores que apresentem pesquisas e comunicações pertinentes ao Tema, de modo que o que se propõe é acolher trabalhos diversos que estejam dispostos a se articular ao tema proposto e a participar desta discussão fundamental sobre Desigualdades e Diferenças que é nosso principal objetivo.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções