Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Instituições, Poder e Justiça

Proponentes:
Arno Wehling (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro),
Gizlene Neder (Universidade Federal Fluminense)

Descrição:
Ementa: Estudo multidisciplinar sobre as instituições e as relações de poder, tendo em vista as ideologias, as políticas públicas e as tecnologias de controle social.
Objetivos: O objetivo geral deste simpósio temático é reunir condições para a consolidação de uma linha de trabalho multidisciplinar e inter-institucional, e pode, assim, ser especificado: 1. Criar condições para uma discussão metodológica sistemática no campo das ciências sociais sobre as relações entre história, justiça, direito, cultura jurídica e as relações de poder, inscritas no eixo temático da história das instituições. 2. Implementar um canal de discussão sobre as instituições, com especial destaque para o campo jurídico.
Justificativa e Relevância:
Esta proposta de Simpósio Temático dá continuidade ao trabalho que vimos desenvolvendo desde o XXIII Simpósio Nacional da ANPUH em julho de 2005 (Londrina) e no XII Encontro Regional de História (ANPUH-RJ), em agosto de 2006, que contaram com a participação de professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do país. Vincula-se, institucionalmente, ao Laboratório Cidade e Poder (do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense, que tem focado suas atividades em estudos sobre controle social, direitos e cidadania e coordenado por Gizlene Neder) e ao Núcleo de Pesquisa sobre História do Direito e das Instituições (do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO – e á UGF, coordenado por Arno Wehling).

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções