Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Igreja, Sociedade e Poder na Idade Média

Proponentes:
Andréia Cristina Lopes Frazão da Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro),
Rejane Barreto Jardim (Universidade de Caxias do Sul)

Descrição:
A despeito do grande desenvolvimento das pesquisas sobre o medievo no Brasil nos últimos 15 anos, esta área ainda encontra-se em consolidação. Neste sentido, faz-se necessário, a fim de não repetirmos as conclusões já tradicionais na historiografia e superarmos as abordagens meramente descritivas, que aprofundemos as reflexões, ampliemos o debate historiográfico, busquemos novos objetos de pesquisa, analisemos fontes ainda inéditas e incorporemos abordagens originais no tocante aos aspectos teóricos e metodológicos.
Com o objetivo de contribuirmos com a consolidação e expansão dos estudos medievais no Brasil, nossa proposta de simpósio temático visa aprofundar a discussão sobre um tema específico: as relações entre a Igreja e a sociedade na Idade Média, com ênfase nos discursos de poder, tanto em nível micro quanto macro, durante o período que se convencionou denominar de Idade Média.
Desejamos refletir acerca de como a Igreja se estruturou no medievo, em suas dimensões institucional, política, teológica, jurídica, espiritual, econômica; como se relacionou com as instâncias de poder urbano, senhorial, real, imperial; como influenciou e normatizou a sociedade; como caracterizou e dialogou com os “outros” – hereges, infiéis, judeus, marginalizados-; como interferiu na construção de discursos de gênero; como contribuiu, ou interditou, a criação artística; dentre outras questões. Propomos um debate interdisciplinar, que permita a troca de experiências entre os pesquisadores dedicados ao estudo da Idade Média provenientes das áreas de História, Teologia, Direito, Artes, Literatura, Lingüística, Filosofia e afins.
Este Seminário Temático (ST) insere-se no conjunto de esforços do Programa de Estudos Medievais da UFRJ e o GT de Estudos Medievais do RS, dois dos núcleos de pesquisa sobre o medievo mais consolidados do país. Cabe salientar que estes núcleos vêem desenvolvendo há alguns anos para, dentre outras metas, formar novos pesquisadores, divulgar as investigações em curso, criar redes permanentes de comunicação a fim de ampliar o diálogo entre os medievalistas, promover discussões acadêmicas relativas ao Mundo Medieval e identificar, preservar e divulgar acervos de fontes relativas à Idade Média.
Acreditamos que o Simpósio Temático Igreja, Sociedade e Poder na Idade Média é estratégico para dar continuidade ao desenvolvimento dos estudos medievais em nosso país, já que se propõe a suscitar temas de pesquisa ainda pouco explorados pelos medievalistas brasileiros; proporcionar o enriquecimento das discussões teóricas e metodológicas, estabelecer o diálogo entre investigadores de várias regiões do Brasil e em diferentes níveis de formação e dar maior visibilidade dos estudos sobre a Igreja e a sociedade no período medieval já produzidos em nosso país.
A metodologia adotada pelo ST será a apresentação das comunicações, agrupadas pelos coordenadores pela proximidade temática, seguida de discussões, que resultarão em uma proposta de trabalho futuro.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções