Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História e Linguagens: território multidisciplinar da pesquisa histórica

Proponentes:
Arnaldo Daraya Contier (Universidade de São Paulo / Universidade Mackenzie),
Rosangela Patriota (Universidade Federal de Uberlândia)

Descrição:
O diálogo multidisciplinar, de maneira sistemática, tem se ampliado no âmbito da pesquisa histórica, particularmente pela atuação de pesquisadores que se deslocam, dadas as suas inquietações teóricas, para outras áreas de conhecimento. Estes, para além do interesse em objetos específicos, visam também refletir sobre a ampliação do território, propriamente dito, de atuação do historiador.
Dentre as várias perspectivas de deslocamentos, o campo da História e Linguagens – que se desdobra em binômios como História & Música, História & Teatro, História & Cinema, História & Literatura, História & Artes Plásticas, dentre outros – tem se constituído com o objetivo de refletir, por meio de questões no nível teórico e metodológico, sobre perspectivas de trabalho, abordagens temáticas e, principalmente, quais as contribuições que estas pesquisas têm trazido para o conhecimento histórico e para o debate historiográfico, além de promover instigantes interlocuções.
Com esta proposição, os Coordenadores deste Simpósio, juntamente com outros colegas – dentre os quais estão o Prof. Dr. Alcides Freire Ramos (UFU) e o Prof. Dr. João Pinto Furtado (UFMG) –, têm desenvolvido um trabalho de aproximação de pesquisadores que se voltam para estas problemáticas em vários encontros da Associação Nacional de História. Esta iniciativa começou, em 2003, no XXII Simpósio Nacional de História e consolidou-se nos encontros regionais da ANPUH-MG e da ANPUH-SP, em 2004. Em 2005, teve participação ativa no XXIII Simpósio Nacional de História, em Londrina. Já em 2006, novamente a ANPUH-MG e a ANPUH-SP acolheram o Simpósio Temático História e Linguagens. Assim, como decorrência deste esforço contínuo de discussões teóricas, temáticas e metodológicas, mais uma vez, apresentamos o Simpósio Temático História & Linguagens: Território Multidisciplinar da Pesquisa Histórica para compor a programação do XXIV Simpósio Nacional de História.
Este Simpósio procurará, à luz das diversidades e das convergências de investigações, refletir sobre a natureza da documentação utilizada pelo pesquisador que se desloca do “tradicional” campo da pesquisa histórica em direção aos novos territórios das Linguagens. Ao lado disto, pretende observar as questões temáticas e/ou teóricas inerentes a esta empreitada, com o intuito de evidenciar a historicidade presente nas formas e nos conteúdos acolhidos por elas. Em outros termos, o Simpósio Temático História & Linguagens: Território Multidisciplinar da Pesquisa Histórica objetiva, principalmente, compreender de que maneira o diálogo História & Linguagens se organiza e se define.
Desse ponto de vista, a interlocução com diferentes perspectivas historiográficas e com as diversas reapropriações históricas, em consonância com a denominada Estética da Recepção, serão os espaços privilegiados de nossas atividades durante o XXIV Simpósio Nacional de História.
Tais preocupações nortearão a organização das sessões de trabalho do Simpósio Temático História & Linguagens: Território Multidisciplinar da Pesquisa Histórica, porque o objetivo primordial da proposta é, por um lado, sistematizar e discutir as maneiras pelas quais os historiadores têm trabalhado com diferentes Linguagens Artísticas (embora a participação de outras formas de Linguagens não esteja descartada). Por outro lado, cumpre destacar quais as possibilidades de refletir sobre acontecimentos e/ou temáticas históricas, neste universo de representações simbólicas e sociais.
Tendo por premissa que a pesquisa histórica baseia-se na existência de “métodos e técnicas”, organizadores dos procedimentos relativos ao tratamento da documentação, bem como no diálogo com a bibliografia especializada, as possibilidades de trabalho advindas da conexão entre História & Linguagens envolvem, em linhas gerais, dois níveis de problematizações. O primeiro relativo ao caráter interdisciplinar e/ou multidisciplinar da investigação. O segundo remete à ampliação temática e documental, especialmente com a transformação de manifestações culturais e artísticas em objetos de pesquisa.
Pretenderemos constituir uma dinâmica de trabalho, no decorrer das atividades do Simpósio Temático, que vise promover o intercâmbio entre Instituições de Ensino e Pesquisa e propicie um estimulante debate intelectual entre Pesquisadores Experientes, Recém-Doutores, Doutorandos e/ou Mestres e Mestrandos.
Por fim, a nossa proposição é a de que, por meio do diálogo entre História & Linguagens, as reflexões inerentes à História Social da Arte e à História Cultural sejam o lugar privilegiado dos embates teóricos, metodológicos e historiográficos.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções