Agência oficial do evento
|
Simpósios Temáticos |
Voltar |
Título: A Educação e a formação da sociedade brasileira |
Proponentes: Carlos Henrique de Carvalho (Universidade Federal de Uberlândia), Wenceslau Gonçalves Neto (Universidade Federal de Uberlândia) |
Descrição: As investigações pertinentes à História da Educação têm se multiplicado no Brasil a partir da década de 1990, em virtude principalmente da ação de grupos de pesquisa que se formaram no interior dos programas de pós-graduação em História e em Educação, além do apoio sistemático de agências de pesquisa na sustentação desse esforço. Na área de História, cada vez com mais intensidade, as pesquisas têm se voltado para a História da Educação ao buscar, por exemplo, a compreensão de políticas públicas, do disciplinamento do social, da formação das representações, da relação trabalho e educação, etc. No campo da educação, ainda predominante, os estudos monográficos e discussões teóricas envolvem a formação dos sistemas de ensino, as instituições escolares, a cultura escolar, a formação e organização dos professores, etc.
Complementarmente, destacam-se, na História e Historiografia da Educação, dois fenômenos interessantes: a inserção crescente de historiadores de formação nessa área, bem como a produção do conhecimento nesse campo respaldada em diferentes linhas historiográficas, notadamente de cunho cultural. Essas constatações, entre outras, explicitam a crescente integração dessas duas áreas do conhecimento – História da Educação e História, stricto sensu. Assim, a primeira vai deixando de ser um espaço privilegiado dos pesquisadores da educação, enquanto estes vão utilizando, cada vez mais, as ferramentas de historiadores em suas análises.
Convém ainda destacar que os novos estudos promoveram um mapeamento das fontes de interesse para a História da Educação, as quais vêm se tornando matrizes para dissertações e teses, ao lado da publicação de livros, artigos, apresentação de trabalhos em congressos, etc. Uma das conseqüências tem sido o sensível aumento do conhecimento sobre a trajetória e o papel da educação na sociedade brasileira, em especial nos séculos XIX e XX. Outra, a multiplicação de estudos regionais e locais, permitindo uma compreensão mais abrangente e diversificada do espaço histórico-educacional brasileiro. Ao mesmo tempo, estes trabalhos têm desencadeado um diálogo com outras áreas do conhecimento histórico, na medida que identificam e discutem a imbricação entre o “mundo” da educação e os “mundos” do trabalho, da cultura, das relações de poder, das representações, na sociedade burguesa ocidental.
Este simpósio apresenta-se como um facilitador do intercâmbio do conhecimento produzido pela comunidade científica que se debruça sobre temáticas histórico-educacionais. Busca, também, aproximar e articular a continuidade dos estudos na área de História da Educação, possibilitando, inclusive, pelo debate, a formação de grupos interinstitucionais de pesquisa. Neste sentido, consideramos importante a abertura de espaço para a discussão, no interior do Simpósio da ANPUH, da produção que envolve as relações entre educação e formação da sociedade, notadamente brasileira.
|
|
|
|