Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Tempo, Narrativa e Invenções de Si: (re)pensando as pesquisas biográficas

Proponentes:
Iranilson Buriti (Universidade Federal de Campina Grande),
Juçara Luzia Leite (Universidade Federal do Espírito Santo)

Descrição:
As pesquisas biográficas e autobiográficas atualmente apresentam-se como um campo em expansão e suas questões teórico-meteodológicas têm sido amplamente debatidas, revelando um imbricamento de diferentes áreas do conhecimento, como a História, a Psicologia, a Lingüística, a Filosofia, a Educação, as Artes, dentre outros saberes. Considerando este contexto, pretendemos discutir as diferentes tipologias de fontes (epistolares, arquivos pessoais, literatura, diários íntimos, cadernos de classe, etc.) e metodologias possíveis que permitem uma compreensão simultânea da fonte como tal e como objeto de pesquisa que investigam construções de uma narrativa de si. Dessa forma, para o pesquisador, diferentes experiências de subjetividade podem ser repensadas e resignificadas, uma vez que tais fontes revelam a síntese do cultivo de uma “verdade” mais interior, mais íntima, que no plano do imaginário corresponde a uma verdade pessoal mais autêntica que sincera. Assim, há a possibilidade de se repensar a oposição individual/coletivo através da resignificação de uma dimensão mais interna das fontes, livre do filtro oficial. Para tanto, é preciso que se observem procedimentos específicos de crítica, para que se possa discernir entre o documento e a pessoa que o produziu.

Partimos do pressuposto de que o sujeito que se estuda através dessa abordagem possui a necessidade de construção de uma imagem de si, para si e para os outros, e que tal imagem é construída em torno de representações fundamentadas na intenção de preparar o porvir em uma espécie de arqueologia do eu com intenção autobiográfica. Isto é, o indivíduo e seu grupo precisa se apoiar em representações, inclusive de si mesmo.

A “consciência” da importância das pesquisas que possibilitem a fronteira tempo, narrativa e invenções de si fundamenta-se na intensa percepção da aceleração de um tempo que quase impede que o presente possa ser apreendido como presente, tornando preciso que se busque um outro presente que escape da experiência vivida. Assim, as formas de construção desses registros do passado revelam uma determinada compreensão da realidade social, transformada em narrativa por parte de seus autores, que pode ser apreendida pela pesquisa a partir das questões relativas à temporalidade histórica presentes em concepções como memória, identidade, subjetividade e realidade.

Palavras-chave: Invenção de si – Narrativa – Pesquisas Biográficas

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções