Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Minha Terra, Minhas Terras: Imigração, Memória e História

Proponentes:
Frederico Alexandre Hecker (Universidade Estadual Paulista - Assis/ Univ. Mackenzie),
Lená Medeiros de Menezes (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Descrição:
Considerando a importância da imigração na vida social brasileira, o que só agora vem merecendo maior atenção por parte dos grandes centros de pesquisa do país, este Simpósio propõe o encontro de estudiosos e pesquisadores do assunto, viabilizando uma oportunidade acadêmica para a socialização e interação de projetos individuais e/ou coletivos que desenvolvam a temática. Objetivos:
- Problematizar os referenciais teóricos pertinentes ao campo estudado, como o fenômeno da etnicidade, da identidade, do multiculturalismo.
- Contribuir na identificação dos corpus documentais, públicos e privados, de diferentes tipologias, inclusive as fontes orais e iconográficas.
- Sistematizar o estado atual dos estudos sobre o tema, no maior número de Estados possível, destacando-se as principais linhas de pesquisa historiográficas e metodológicas.
- Valorizar a contribuição de estudos sobre a interação social dos diferentes grupos de imigrantes, assim como os processos de territorialização que vivenciaram em todo o país, além de oferecer oportunidade para o estabelecimento de discussões sobre a questão das alteridades, das práticas e das representações, bem como o estabelecimento de estudos de caso.
- Avançar na compreensão do fenômeno da imigração incorporando à noção clássica do tema à de “exílio voluntário”.
- Estimular o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema, assim como sua aplicação aos conteúdos programáticos de História no ensino fundamental e médio, destacando sua pertinência para plena compreensão da história social e política do Brasil contemporâneo.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções