Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História, Ensino de História: memórias, saberes e práticas

Proponentes:
Helenice Ciampi Ribeiro Fester (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo),
Maria Carolina Bovério Galzerani (Universidade Estadual de Campinas)

Descrição:
EMENTA: o século XXI traz consigo uma nova forma de pensar. Estamos num momento crítico do processo de mudanças de práticas educativas. As dificuldades são talvez maiores do que as soluções. Mas, para superá-las, precisamos pensar e agir pelo princípio da transdisciplinaridade, ligado à idéia de uma interação- negociação ética e política entre as diferentes áreas de conhecimento- e não a uma mera justaposição de conteúdos disciplinares.
É grande a discussão atual sobre a produção de saberes escolares, ou educacionais, em geral, tanto por professores, como por alunos. Questiona-se como se dá tal produção? Como concebê-la? Significa alteração do paradigma da racionalidade técnica, instrumental? Ou propicia a autonomia dos sujeitos envolvidos? O Simpósio Temático, ao buscar articular o tema central do Encontro com preocupações próprias, dialoga com questões colocadas pelos debates contemporâneos, relativas ao ato da produção de saberes histórico-educacionais,tanto no ensino formal, como no não formal. O Simpósio Temático História, Ensino de História: memórias, saberes e práticas propõe a se constituir como espaço para a discussão e o intercâmbio destas reflexões, reconhecendo as potencialidades das investigações que imbricam memórias, conhecimentos historiográficos e os educacionais, na produção dos saberes .

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções