Agência oficial do evento
|
Simpósios Temáticos |
Voltar |
Título: História e ações educativas em variados ambientes: novos territórios a serem explorados |
Proponentes: Júnia Sales Pereira (Universidade Federal de Minas Gerais), Lana Mara de Castro Siman (Universidade Federal de Minas Gerais / PUC-Minas) |
Descrição: A ação educativa no campo da História não se restringe ao ambiente escolar, esta se produz e é reconhecida cada vez mais em múltiplos espaços sociais como museus, cinemas, praças, parques e instituições outras de cunho cultural. A ação educativa também faz circular idéias por meio de veículos e materiais os mais variados como textos impressos, suportes fotográficos, filmes, documentários, kits multimídia etc. A ação educativa possibilita, também, a que o profissional utilize-se de recursos vários, como, por exemplo, dramatizações, exposições e atividades de campo. Cada profissional, em sua ação cotidiana, dialoga com materiais, recursos e demandas e o faz, em grande medida, também a partir de um lugar de exercício do fazer profissional. Uma reflexão sobre a ação educativa em História não pode prescindir, dessa maneira, de uma reflexão sobre o lugar, o ambiente em que se produz e sobre perfis profissionais (e suas escolhas) delineados nesses espaços de formação/atuação.
De que forma esses diversos ambientes sociais contribuem para a educação histórica de crianças, jovens e cidadãos em geral? Que características a ação educativa, os materiais e seus veículos assumem, nos diferentes ambientes? Quais e como os diferentes ambientes se entrelaçam na formação das crianças e jovens em processos de escolarização?
Este simpósio temático pretende constituir-se num fórum privilegiado para a discussão das ações educativas (seus pressupostos, justificativas e ancoragens) que se realizam nos diferentes ambientes que pretendem educar histórica e culturalmente os cidadãos. Pensar, refletir sobre essas ações requer que se discuta visões, conceitos e praticas afeitos ao campo da educação , da História e suas interfaces com outros campos de conhecimento. Requer, ainda, que se faça uma reflexão circunstanciada das práticas profissionais, dos sentidos da ação e da prática de educação histórica mediada pela idéia de lugar. O lugar, o ambiente, dessa maneira compreendido, influencia a ação educativa para compreensão histórica, compondo cenários de simbolização e de aprendizagens para todos os sujeitos envolvidos.
Este simpósio acolherá trabalhos advindos de práticas e experiências docentes e de agentes educativos de diversos ambientes, frutos de processos de elaboração de materiais, de formulações teóricas, conceituais, metodológicas e ancoradas em inserções profissionais no ensino-aprendizagem, na pesquisa e/ou na extensão universitária.
Neste simpósio buscar-se-á ampliar as possibilidades de interlocução entre os diferentes ambientes, esperando que esses se beneficiem, redefinindo suas concepções e práticas, promovendo interlecução entre profissionais da educação, concebida como processo que ocorre preferencialmente na escola, mas também em outros ambientes – tidos, então, também como educadores.
Além disso, é pressuposto desse simpósio a necessária circulação de saberes, práticas e experiências no campo da educação histórica, promovendo interlocução entre profissionais com diferentes inserções e em situações diferenciadas de exercício profissional.
No mais, esse simpósio poderá reunir interessados em refletir sobre a formação profissional para a ação educativa em história, seus desafios, perspectivas e possibilidades.
O simpósio permitirá reunir profissionais interessados e dispostos a socializar experiências, expor materiais e refletir sobre processos e resultados que envolvam ação educativa em história em ambientes variados, contribuindo, dessa maneira, para sinalização de um campo de estudos e pesquisas e, além disso, para localização de referenciais teórico-metodológicos fundamentais às reflexões propostas e em andamento no país. |
|
|
|