Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Império e Colonização: economia e sociedade na América Portuguesa

Proponentes:
Vera Lucia Amaral Ferlini (Universidade de São Paulo)

Descrição:
O Simpósio procurará discutir as noções de Império e de Antigo Sistema Colonial, tomando o vasto espaço das conquistas lusas – na América, na África e no Oriente –, cada uma delas com dinâmicas próprias, que se articulavam com o centro da monarquia em Portugal, e, principalmente, entre si, conectando-se umas às outras em diferentes arranjos temporais e espaciais, indo além da análise única das relações entre metrópole e colônia , insuficiente para explicar a multiplicidade das experiências de conquista e de colonização na Época Moderna.
O objetivo é abrir espaço para pesquisas que tornem mais complexa a idéia de colônia e metrópole, seja introduzindo as dimensões intercoloniais de relação, como, no caso do tráfico, a dinâmica atlântica, seja, analisando as diferentes formas de organização das relações entre a Metrópole e suas colônias, no espaço e no tempo. De outra parte, buscará destacar os elementos que embasam a conexão das relações entre as partes do Império, ressaltando sua dimensão plural, mas afastando a visão de des-cerebração, de ausência de centralidade.
Pretende-se discutir como a articulação entre a grande produção mercantil e seu complexo de sustentação do tráfico e de viabilidade do abastecimento interno, a variedade dos arranjos sociais, a flexibilidade das instituições político - administrativas, das formas de articulação capazes de estabelecer um complexo sistema de relações horizontais e verticais com as diferentes instâncias do poder central, intermediário e local, não anula, ao contrário, exige a compreensão do Sistema Colonial como um conjunto hierarquizado de relações .
Buscar-se-á, dessa forma, ressaltar a historicidade dos diferentes momentos dos vínculos entre os pólos do Império e encontrar as nuanças qualitativas da longa duração, que explicam, em contexto mais amplo e estrutural, o crescimento, por exemplo, de elites mercantis na América Portuguesa, principalmente , no século XVIII, num contexto de rearranjo colonial relacionado a um novo padrão colonizador.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções