Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
História do Ensino de História

Proponentes:
Arlette Medeiros Gasparello (UFF),
Kazumi Munakata (PUC-SP)

Descrição:
O objetivo principal do Simpósio Temático História do ensino de História é o fortalecimento de um espaço de discussão entre pesquisadores que, em diferentes abordagens, perspectivas de análise e fontes, procuram compreender a constituição da história como disciplina escolar. Nessa perspectiva, compreende seu objeto como história ensinada, portadora de uma epistemologia própria e que a diferencia da História acadêmica, principalmente em relação às suas finalidades e locus de produção.
A história do ensino de História está se configurando como uma subárea da história das disciplinas escolares, com perspectivas teóricas ligadas principalmente às contribuições da história cultural e da sociologia histórica. Na encruzilhada dos saberes referentes ao currículo escolar, à educação e à história, a história das disciplinas escolares procura responder aos desafios que o tempo presente coloca em relação aos saberes escolares, situando-os em relação aos diferentes contextos históricos e educacionais em que se constituíram. Pensar o ensino de história como pesquisa, com objeto próprio, implica articular as questões da produção do conhecimento histórico com a produção social da escola e os saberes e práticas dos diversos agentes do universo escolar. Nessa perspectiva, as investigações que ressaltam a compreensão do currículo como processo e como parte do ambiente situado, contingente e contraditório do universo escolar, têm contribuído para enriquecer o debate sobre a formação das disciplinas escolares. Em resumo, os pesquisadores da área buscam compreender processos como o das configurações curriculares em seu movimento complexo e dinâmico de construção e reconstrução de saberes, em confronto e diálogo com as questões sociais, culturais, políticas, pedagógicas, econômicas inscritas no seu tempo. Nesse percurso, pode construir seu objeto – como os conteúdos, as práticas, as normas, as finalidades - situando-o em abordagens que procuram problematizar os aspectos externos e internos do espaço escolar.
As pesquisas apresentadas nos encontros e congressos da área (Perspectivas do Ensino de História, Encontro de Pesquisadores do Ensino de História, Simpósios Regionais e Nacional da ANPUH) têm consolidado temas que abrem novas perspectivas de investigação, bem como o levantamento de questões e reflexões sobre noções e conceitos como a própria noção de disciplina escolar e processos como os de transposição didática. Cabe destacar ainda a pluralidade de fontes analisadas, como programas, legislação, estatutos, memórias, documentos, publicações, debates parlamentares e materiais didáticos. Dentre estes, o livro didático, como currículo visível, tem sido uma fonte rica em possibilidades de leitura da constituição da disciplina e de estudo de seus agentes, como os professores autores de livros escolares.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções