Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Simpósios Temáticos

VoltarVoltar
Título:
Integralismo, nacional-sindicalismo e nazi-fascismo

Proponentes:
António Costa Pinto (Instituto de Ciências Sociais - Universidade de Lisboa),
Giselda Brito Silva (Universidade Federal Rural de Pernambuco)

Descrição:
A proposta de Simpósio Temático “INTEGRALISMO, NACIONAL-SINDICALISMO E NAZI-FASCISMO: a produção historiográfica da relação entre movimentos doutrinários, totalitários e as ditaduras no século XX” tem como principal finalidade promover o encontro de historiadores e pesquisadores voltados para os estudos dos Integralismos no Brasil e em Portugal e suas relações com os movimentos nazi-fascistas europeus na construção das ditaduras do século XX. A questão da relação entre os movimentos doutrinários, totalitários e autoritários deste período já suscitou inúmeros debates e pesquisas, que resultaram numa soma considerável de produções historiográficas. Os estudos vão da tentativa de identificar as origens ideológicas e teóricas que possibilitaram o surgimento desses movimentos e regimes até estudos comparativos com a finalidade de apontar a relação entre eles; as semelhanças ou diferenças; seus pontos de encontro e desencontro; formas de propaganda e atuação, etc. Todos esses estudos vêm trazendo inúmeras contribuições e novas compreensões acerca da formação e atuação desses movimentos e sua relação com os regimes do tipo totalitário e autoritário que caracterizam a história política do século XX. Tais estudos têm se dado dentro de um clima de acirradas discussões historiográficas, levando alguns estudiosos a posições de confronto em função de suas fontes, abordagens e perspectivas teóricas de análise, que merecem ser refletidas num encontro como este.
A abordagem marxista serviu durante muito tempo para definir um lugar historiográfico para tais estudos; a Escola dos Annales seus seguidores e a Escola de Frankfurt ampliaram seus estudos para o campo da cultura, da estética e da propaganda em constante diálogo com outras ciências. Atualmente, vê-se o crescimento desses campos com as novas preocupações com a subjetividade e com as práticas discursivas e não discursivas que envolveram tais movimentos e políticas, bem como as condições de produção do historiador. A dinâmica dos estudos tem sido grande e tem resultado em diferentes formas de ler, interpretar, analisar e escrever a história política e cultural desses temas e período. A proposta de simpósio, aqui apresentada, pretende, então, proporcionar um momento de reflexão e debate acerca dessas produções, criando, ao mesmo tempo, uma oportunidade de interlocução e intercâmbio entre estudiosos dos temas aqui apresentados com a participação de pesquisadores do Brasil e de Portugal.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções