Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
Do livro na História à história do livro: por uma abordagem multidisciplinar

Proponentes:
Marilia de Araujo Barcellos,
Marisa Midore Deaecto (FFLCH-USP)

Descrição:
A proposta de um mini-curso voltado para a história do livro, com base em uma abordagem multidisciplinar, tem por finalidade despertar no interlocutor um olhar mais crítico sobre o livro. Para tanto, consideramos necessária uma apreciação global da produção bibliográfica voltada para esta temática. Além disso, serão discutidas questões mercadológicas (negociação entre editoras, o problema da entrada de capital estrangeiro no Brasil, às novas tendências de comercialização do livro e a formação dos grandes conglomerados) e questões atinentes à política do livro (adoção de preços indicados na capa, a legislação brasileira e as alternativas de financiamento para editoras no Brasil, os planos e programas governamentais etc.).

Apresentação
Por longo período o livro constituiu objeto de análise circunscrito ao universo de bibliófilos, eruditos e colecionadores. Foram eles os responsáveis pela organização de catálogos, manuais e de um circuito bastante particular de raridades. Apenas no século XX o livro passou a ser reivindicado por estudiosos como objeto de análise de natureza social e econômica.
Uma série de questões atinentes ao livro como objeto de pesquisa foi apresentada por Lucien Febvre no prefácio a obra O aparecimento do livro, editado em 1958, em co-autoria com o então jovem arquivista Henri-Jean Martin. Segundo o autor:
A finalidade desta obra e, esperamos, sua novidade, será definir a importância desse papel [do livro]; estabelecer como e porque o livro impresso foi algo completamente diferente de uma realização técnica cômoda e de uma engenhosa simplicidade – a atualização de um dos mais poderosos instrumentos de que pôde dispor a civilização ocidental para concentrar o pensamento disperso de seus representantes, conferir toda a eficácia à meditação individual dos pesquisadores (...) numa palavra, mostrar, no Livro, uma das formas mais eficazes desse domínio [intelectual] no mundo.

A proposta é ampla e os autores situaram a problemática do aparecimento do livro impresso nos grandes temas da Época Moderna, a saber, a Reforma e a Contra-Reforma, a difusão de textos em língua “vulgar”, o comércio de livros nas grandes feiras européias e sua expansão na escala da economia-mundo.
O presente mini-curso não pretende exatamente resgatar a era de Gutenberg, mas o conhecimento que temos sobre o livro na atualidade. Cumpre ressaltar que a obra citada lança bases para uma série de desdobramentos no campo da história do livro, como bem o demonstra a produção historiográfica das últimas décadas, tanto a estrangeira, quanto a nacional.
Apenas para efeito didático, podemos classificar os diferentes campos de análise surgidos a partir dos seguintes tópicos:
1. economia e técnicas de produção e difusão;
2. o mundo dos editores;
3. estratégias editoriais;
4. a livraria e os diferentes gêneros editoriais.
Á vista desses desdobramentos, o curso propõe apresentar referências bibliográficas pertinentes a cada um dos tópicos. Além das aulas expositivas e da discussão de textos, estão previstas algumas atividades de análise documental: leitura de catálogos de editoras ou de livrarias, anúncios de jornais, manuais de livreiros etc. A elaboração de um projeto editorial com base nos fundamentos estudados durante a semana está prevista como atividade de conclusão.

Programa
1. História e historiografia do livro.
2. Estratégias editoriais: considerando os aspectos econômicos e formais do livro, é possível elaborar um projeto editorial? Propomos reconstituir o enlace autor-editor-leitor desde a entrega do original (dificuldades e facilidades), passando pela definição da linha editorial (conceitos, formação, catálogo) até a publicação do material editado.
3. Identidade do livro: como observar e descrever um livro? Tipo de papel, formato, ilustração, editora, data de edição.
4. Economia do livro: recompor o processo de produção e de difusão do livro, tendo em vista aspectos de natureza técnica e sócio-econômica.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções