Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
As zonas de “fronteiras” da colonização. Historiografia, reflexões conceituais, documentação

Proponentes:
Madalena Marques Dias (UniSant´Anna – Instituto Santanense de Ensino Superior),
Maria Lucília Viveiros Araújo (NEHD-Núcleo de Estudos de História Demográfica, FEA-USP)

Descrição:
Neste curso analisaremos parte da historiografia que envolve o conceito de fronteira, especialmente aquela voltada ao entendimento da ocupação e povoamento da região paulista e sua expansão em direção ao sul (séculos XVI a XIX), a qual utilizou amplamente as fontes seriais: inventários com testamentos anexos, registros paroquiais, maços de população, escrituras e outras.
Esta historiografia pode ser reunida em três grupos. Com a publicação de Monções (1945) e Caminhos e Fronteiras (1957), Sérgio Buarque de Holanda divulgou a idéia do paulista desbravador de uma “fronteira em expansão”, a partir do conceito de “fronteira” criado por F. J. Turner em 1893, para explicar as especificidades do povoamento estadunidense. Inaugurava-se um diálogo entre a historiografia brasileira e a estadunidense que, a partir dos anos 1980, foi renovado com a publicação de teses e trabalhos de brasilianistas e historiadores brasileiros (Meltcalf, Nazzari, Bacellar, Scott). Estes versavam principalmente sobre as transformações da Capitania de São Paulo e os deslocamentos populacionais, acrescentando novos métodos e conceitos advindos dos estudos de demografia, antropologia, genealogia, geografia, e economia.
Por outro lado, parte considerável da historiografia nacional sobre zonas fronteiriças inspirou-se nos modelos franceses (especialmente de A. Daumard), visando a reconstituição das redes de parentesco, negócios, riqueza e poder (Osório, Hamaister), como também no cone sul (Moutoukias), onde se tem privilegiado temas ligados aos negócios hispano-americanos.
Iremos, portanto, discutir as origens e características centrais dessas tendências historiográficas apresentando a documentação utilizada por alguns de seus autores, bem como os respectivos métodos e técnicas utilizados.

Objetivos
Proporcionar aos professores e pesquisadores um panorama da pluralidade historiográfica dos estudos de regiões de fronteiras, como também incentivar a pesquisa das fontes primárias seriais e sugerir formas de apresentação desse material nos cursos de História dos diversos níveis.

Metodologia
Apresentação e análise da historiografia (conceitos, métodos, fontes, abordagens); apresentação, análise e propostas de coleta da documentação; reflexão sobre o uso deste material e temática no ensino de História.

Estratégias e Material de Apoio
Aulas expositivas e dialógicas; atividade programada; uso de datashow e apostila.

Conteúdo Programático
1º dia: Apresentação do curso; Sérgio Buarque de Holanda e o debate conceitual sobre fronteira/zona de fronteira. A pertinência desta questão no ensino de História;
2º dia: O diálogo entre a historiografia brasileira e estadunidense;
3º dia: Os modelos franceses e a historiografia do cone sul;
4ºdia: Atividade programada em grupos: apresentação e análise do potencial didático da documentação serial; reflexão sobre seu uso no ensino de História.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções