Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
O negro no pós-abolição: organização e luta

Proponentes:
José Antônio dos Santos (Pró-Reitoria de Extensão - UFRGS),
Petrônio José Domingues (Universidade Federal de Sergipe)

Descrição:
O mini-curso vai enfocar de forma panorâmica os cem anos de história do negro brasileiro no período pós-abolição, principalmente no Rio Grande do Sul e São Paulo. Nesse sentido, vamos trabalhar a partir da bibliografia recém produzida e material áudio-visual sobre a temática em quatro tópicos: o acesso a terra e ao mercado de trabalho; a imprensa negra brasileira; as organizações sociais e políticas das comunidades negras; cultura e religiosidade afro-brasileira. Os tópicos serão desenvolvidos de maneira dialógica com os participantes no sentido da compreensão dos processos de continuidade e ruptura que definiram a inserção e a ascensão social dos negros na sociedade brasileira no período.

Justificativa:
O mini-curso justifica-se em virtude do pouco trânsito que ainda se dá entre os resultados das pesquisas dos cursos de pós-graduação e a sala de aula do ensino básico; a necessidade de profissionais da história qualificados para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira conforme o que determina a Lei Federal 10.639/03 e as respectivas Diretrizes Curriculares do Conselho Nacional de Educação, bem como ampliar e produzir conhecimento que dêem subsídios para trabalhar com as questões do racismo, preconceito e discriminação no ambiente escolar e acadêmico.

Objetivos:
Dar acesso aos participantes de bibliografia especializada e recente sobre a temática.
Desenvolver conteúdos específicos sobre a história do negro no Brasil para uso no ensino básico.
Proporcionar um panorama histórico que permita a compreensão do protagonismo e organização dos negros brasileiros.
Incentivar o estudo e a reflexão acerca dos mecanismos de exclusão étnico-racial produzidos na sociedade brasileira e, por outro lado, os meios de inclusão social e econômica utilizados pelos negros.
Metodologia:
A utilização do kit do Programa A Cor da Cultura, composto por mais de 50 peças áudio-visuais, será a nossa porta de entrada para a construção de um processo dialógico que nos permita descortinar a história do negro e trazer a lume experiências e possibilidades que dêem conta das temáticas do ensino de história e cultura afro-brasileira.
No início de cada dia faremos a apresentação dos vídeos do A Cor da Cultura que compõe a coleção chamada Heróis de Todo Mundo. Primeiro dia - Chiquinha Gonzaga (1847-1935) Segundo dia - João Cândido (1880-1969) Terceiro dia - José Correia Leite (1900-1989) Quarto dia - Mãe Menininha do Gantois (1894-1986)
Programa:
A imigração/colonização e a ideologia do branqueamento na configuração do mercado de trabalho e no acesso a terra no RS e SP.
A imprensa negra e os intelectuais negros: o protagonismo e a escrita de uma outra história do negro no Brasil.
A Frente Negra Brasileira, a Frente Negra Pelotense e as iniciativas para a escolarização dos negros.
No interior da democracia racial: os clubes negros e a religiosidade afro-brasileira.

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções