Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
História e Arquivos na Contemporaneidade

Proponentes:
Janice Gonçalves (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Descrição:
Pretende-se examinar quatro aspectos das relações entre História e arquivos na contemporaneidade. Primeiramente, analisar como, no pós-1945, as transformações pelas quais passou a História, enquanto campo disciplinar, modificaram seus vínculos com os arquivos (que, no processo de profissionalização da disciplina, chegaram a ser vistos como seus espaços privilegiados de pesquisa). Em seguida, destacar a percepção, disseminada socialmente, na contemporaneidade, dos arquivos como elementos-chave nas disputas entre diferentes grupos sociais ou Estados nacionais. Serão considerados, neste último caso, especialmente os chamados “arquivos sensíveis”, geralmente vistos como abrigo de documentos que podem comprovar aspectos variados de conflitos cujas feridas coletivas ainda não foram cicatrizadas, servindo a ajustes de contas no presente (arquivos mais diretamente relacionados a guerras, revoltas, ocupações, invasões, revoluções). Por outro lado, no que se refere à Arquivística (ou Arquivologia), analisar a maneira como a História foi transformada em fundamento da própria organização dos documentos de arquivos, dada a importância atribuída, nesse processo, à análise da trajetória da entidade geradora do arquivo (e, por conseqüência, à análise da história da entidade). Por fim, considerar como, no campo arquivístico, sobretudo a partir das duas últimas décadas do século XX, foram postos em xeque os critérios de avaliação dos documentos de arquivo e de sua conseqüente eliminação ou guarda. A este respeito, vale inventariar e discutir as considerações feitas acerca do “valor histórico” dos documentos de arquivo, bem como de seu papel na constituição da memória coletiva.
Conteúdo programático:
1. Os arquivos: laboratórios da História?
(A produção histórica do século XIX e os caminhos da profissionalização da disciplina: o lugar dos arquivos. Pós-45: a explosão documental e a sedução dos novos registros documentais. As críticas à “história tradicional” ou “positivista”: os arquivos sob suspeição.)
2. Em busca da “verdade histórica”: os “arquivos sensíveis”
(Caracterização dos “arquivos sensíveis”. História contemporânea e “arquivos sensíveis”: algumas trajetórias. O poder dos arquivos: a questão do acesso).
3. A organização dos arquivos e o “método histórico”
(A constituição da Arquivística como campo disciplinar. Os princípios da proveniência e do respeito à ordem original. A proposta de análise da história da entidade produtora dos documentos de arquivo como base para sua organização.).
4. Avaliação de documentos de arquivo: a questão do “valor histórico”
(Procedimentos de avaliação de documentos de arquivo: a construção de critérios tecnicamente aceitáveis por parte da comunidade arquivística. Avaliar para eliminar ou para preservar? O “valor histórico” e suas armadilhas.)

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções