Inscreva-se aqui para receber a Newsletter do XXIV Simpósio Nacional de História. Você será comunicado a cada atualização das informações sobre o evento.
Digite seu e-mail:


Agência oficial do evento
Arquipélago Viagens

Rede Solidária Estudantil

Mini-cursos

VoltarVoltar
Título:
A nova história da ciência para historiadores

Proponentes:
Carlos Alvarez Maia (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Descrição:
Este mini-curso é elaborado pelo Laboratório de Estudos Históricos da Ciência, Lehc, do Programa de Pós-Graduação em História da UERJ como forma de execução dos seus objetivos programáticos: articular as atividades de ensino e pesquisa e integrar a graduação com a pós-graduação. Para o Lehc, ciência é uma prática discursiva que solicita o concurso multidisciplinar da semiologia, da sociologia e da etnografia para sua apreensão historicamente situada.
O Lehc-UERJ constitui-se como um grupo de pesquisa registrado desde 1999 no diretório GrPesq-CNPq e é um dos membros fundadores do GEHCT – Grupo de estudos de história da ciência e da técnica –, a rede institucional que forma o GT de História da Ciência da ANPUH.
OBJETIVOS
Apresentar uma área de trabalho emergente na oficina do historiador que desloca radicalmente o tratamento e a compreensão ainda usuais sobre a ciência como criação mental de indivíduos excepcionais. Aqui, o foco se dá em ciência como produção discursiva e coletiva de agentes em sociedade e que demanda presença da semiologia e da etnografia para sua compreensão.
Traça-se um panorama das mais recentes perspectivas historiográficas para atender e ampliar a formação de graduandos e pós-graduandos em história e que sirva também para atualizar professores em geral.
As novas linhagens historiográficas abrem possibilidades de trabalho para o historiador. Até a década de 1970, a História da Ciência constituía-se em uma empreitada confinada basicamente ao território de cientistas e filósofos. A partir de então, novas perspectivas teórico-metodológicas inauguraram maneiras inesperadas de analisar a atividade tecno-científica como uma produção rigorosamente histórico-social. Por conseqüência, novos lugares institucionais foram edificados para abrigar essa inovação: centros de pesquisa, sociedades científicas, departamentos universitários interdisciplinares etc.
Apesar de a última década haver presenciado um boom internacional nesta área, no Brasil sua veiculação é bastante tímida e a formação de novos pesquisadores ainda é precária. No circuito mais estreito de historiadores, sua introdução é uma necessidade urgente, que se revela pelo movimento crítico que criou esse grupo de trabalho, GEHCT, na ANPUH.
PROGRAMA
O curso, previsto para 4 encontros de 2 horas de duração, se desenvolverá no cruzamento de três eixos temáticos: (1) caráter histórico do conhecimento; (2) temas canônicos da historiografia da ciência; e (3) novas possibilidades de trabalho para o historiador profissional.
1 – Conhecimento como produção social
Da história das idéias científicas à história social das ciências; de disciplina filosófica para histórico-sociológica. A querela externalismo-internalismo. Sociologia do conhecimento versus sociologia da ciência; Mannheim, Merton e a historiografia marxista. Ciência e linguagem: a semiologia histórica do saber.
2 – Panorama e tópicos marcantes da historiografia.
O nascimento da ciência moderna, seu corte com a “ciência aristotélico-tomista”. As análises da Revolução Científica: Alexander Koyré e Thomas Kuhn. A Revolução Astronômica: Copérnico, Kepler, Galileo, Newton. Da alquimia e astrologia para a química e a astronomia. Revolução política e revolução na ciência. O Iluminismo e a ciência. Revolução Industrial e o papel do inventor. Desenvolvimento no século XX.
3 – A emergência da nova historiografia.
História da ciência domesticada pelo sistema de ciências. Ciência e história na sociedade pós-industrial. Novas linhas teóricas e a sociedade de controle de Foucault-Deleuze. As perspectivas recentes dos social studies of science. Os estudos feministas da ciência.
As aulas expositivas acompanhadas de audio-visuais e recomendação bibliográfica serão ministradas pelo coordenador do LEHC: Carlos Alvarez Maia.
Temas das sessões/aulas:

1a aula: Introdução a uma história da ciência de/para historiadores
Koyré, Febvre e os Annales
Relações entre a história e a história da ciência
Foucault: ciência e saberes

2a aula: O historicismo alemão e a análise do conhecimento
Sociologia da ciência e marxismo
Ciência como corporação
Novas relações da história com a história da ciência

3a aula: O cientificismo e o neo-positivismo
As polêmicas historiográficas: a querela externalismo-internalismo
A Segunda Guerra e a nova historiografia
A análise das revoluções científicas de Kuhn

4a aula: Perspectivas contemporâneas
A pós-modernidade, a história e as ciências
Sociedade de controle deleuziana, ciência e o indivíduo
O programa forte de sociologia da ciência
Novas orientações: a semiótica histórica e a fronteira com a antropologia
Uma história cultural e política da ciência
Os estudos feministas da ciência

ANPUH ANPUHRS Unisinos PPG História - Unisinos

Patrocínio
UFRGS UPF CNPq
CAPES MUNICÍPIO DE SÃO LEOPOLDO

Apoio
PUC-RS UCS PREFEITURA DE PORTO ALEGRE
IFCH-UFRGS PPGH-UFRGS  

Outros apoiadores
  • FAPA
  • Centro Universitário Feevale
 
layout layout
Dype Soluções