Agência oficial do evento
|
Mini-cursos |
Voltar |
Título: O Mundo bíblico: história, mito e realidade |
Proponentes: Sergio Alberto Feldman (Universidade Fedral do Espírito Santo) |
Descrição: Justificativa: O mundo bíblico se configura como um dos elementos formadores da mentalidade, da cultura e da religião no Ocidente. Inúmeras crenças e valores foram criados no contexto da “história sacra” e geraram a “posteriori” efeitos diversos.
O curso se propõe a analisar a origem e o desenvolvimento de inúmeras crenças, valores e conceitos que têm forte influência na formação da cultura ocidental.
A analise do conteúdo, se fundamentará nos estudos científicos e não se proporá a executar nenhum tipo de interpretação teológica, tentando, na medida do possível, se ater ao contexto histórico, geográfico e cultural do mundo bíblico, para tentar entender um pouco de sua realidade, numa ótica historiográfica.
Metodologia de trabalho: Pretende-se trabalhar com as fontes bíblicas diretamente, utilizando-se de traduções da Bíblia Hebraica (AT), trazidas pelos alunos inscritos. Far-se-á uso parcial e limitado de expressões em hebraico retiradas das fontes originais, de acordo a edições judaicas do texto.
Pretende-se relacionar, de maneira brevíssima, elementos fundamentais de arqueologia bíblica, através de literatura especializada e algumas imagens de objetos, sítios arqueológicos e museus israelenses.
As aulas serão expositivas, mas entremeadas de discussões, analise de textos bíblicos e eventuais mostra de imagens.
Conteúdos:
Primeiro encontro: As origens
A) O mito das origens e o “pecado original”: interpretações judaicas e cristãs. B) Os Patriarcas: entre o mito e a realidade C) O Êxodo: “garimpando” a História entre hipóteses e suspeitas D) O Código Mosaico: I) valores e ética II) de Moisés a Ezra: entre a “Revelação” e as inserções.E) Análise de fontes bíblicas: Gênesis, Êxodo e Deuteronômio.
Segundo Encontro: O Pacto e sua evolução
A) O papel dos escribas e a história oral. B) Pecado, Castigo, Arrependimento e Redenção: história deuteronomista, ideologia e concepção do mundo. C) Análise de fontes bíblicas: Deuteronômio, Josué e Juízes.
Terceiro encontro: A monarquia e a casa de David
A) A origem e as contradições da monarquia entre os hebreus. B) A casa de David: construção da imagem de David e da legitimidade dinástica. C) A origem do conceito messiânico e sua evolução. D) Análise de fontes bíblicas: Samuel I e II.
Quarto encontro: A profecia hebraica
A) Origens e evolução B) Profetas Anteriores C) O movimento dos profetas de Amós a Jeremias. D) Idéias, valores e conceitos: justiça social, pacto, monoteísmo ético e messianismo E) Análise de fontes: Reis I e II, Amós, Isaías, Oséias, Miquéias e Jeremias.
Material necessário: a) Projetor de slides; b) Retro projetor. No caso da coordenação do evento preferir dispor de uma computador + data show, estes poderão substituir os dois primeiros.
Os alunos deverão dispor de um exemplar da Bíblia que contenha o Antigo Testamento, numa língua que os mesmo dominem, de preferência português. Não há restrição a qualquer tipo de tradução.
|
|
|
|